Conheça os perfis dos consumidores do Brasil

O Brasil é um país conhecido por ser um povo multiétnico, ou seja, nós não somos parecidos. Da mesma forma, os consumidores brasileiros não possuem hábitos de compras iguais.

Entretanto, podemos destacar cinco perfis de consumidores do Brasil que representam quase toda a população.


Continue a leitura e descubra quais são eles!

Consciente Pragmático

Perfil formado por consumidores com mais de 46 anos das classes C, D e E. Caracteriza-se por ser fiel aos seus gostos e opiniões. Geralmente ocupa o papel de chefe da família (seja homem ou mulher) e está sempre atento ao crescimento do custo de vida.

Seu comportamento de compra é prático e tradicional. Prefere fazer compras sozinho e nos dias de semana. Sua primeira opção são sempre as lojas físicas convencionais que já conhece.

Se sente seguro comprando sempre os mesmos produtos, das mesmas marcas, mesmo que um similar esteja em promoção.

Equilibrista

Pessoas desse perfil têm como característica a negociação, no sentido de procurar fazer escolhas inteligentes para conseguir comprar tudo que quer.

67% das pessoas desse perfil são jovens do sexo feminino (26 – 45 anos) e pertencem à classe C. Não são os chefes de família, mas são responsáveis pelas compras da casa. Sempre analisa todos os catálogos e folhetos que recebe em busca dos melhores preços. Não vê problema em trocar de loja para aproveitar uma promoção.

Apesar de ser mais jovem, prefere fazer suas compras em loja físicas e costuma comprar mais do que o planejado. A principal forma de pagamento é o cartão de crédito.

Consciente Sonhador

Formado na sua maioria por mulheres das classes C. D e E. É responsável pelas compras da casa e se preocupa com o custo de vida, com a economia, com o meio ambiente e com uma alimentação saudável.

Prefere comprar produtos orgânicos ou sustentáveis. Segue a lista de compras à risca, consome menos que os outros perfis e opta por pagar em dinheiro.

Por ter foco no meio ambiente, esse perfil não tem problema em pagar mais caro por produtos sustentáveis e que combinem com seus ideais.

Conectado

Categoria dos perfis de consumidores do Brasil que passa mais tempo conectado à internet.

Formado por jovens de até 25 anos das classes B e C. Tem como característica pensar no coletivo, meio ambiente, intolerância e preconceito. Costuma resolver tudo com o smartphone, desde a comunicação, lazer e compras (fazem compras online todo o mês).

Propagandas comuns não chamam sua atenção, esse perfil de consumidor valoriza as experiências e a exclusividade do produto ou da marca. Amostra grátis, cupons de desconto e degustação estão entre as melhores formas de chamar sua atenção.

Aspiracional

Último dos perfis de consumidores do Brasil, o aspiracional se caracteriza por se preocupar com o bem-estar do coletivo e do seu. É formado, na maioria, por mulheres de 26 a 45 anos das classes A e B.

Por consumir muita informação, esse perfil é muito exigente, seja com preço ou qualidade. Comparam preços em outras lojas durante as compras, pesquisam sobre os produtos antes de comprá-los e investem em marcas saudáveis e sustentáveis.


Cadastre-se e faça parte do e-commerce 100% brasileiro!

Compartilhe: