Impacto das vendas online para os lojistas

As vendas online, vêm ganhando adeptos ao longo dos anos em razão da facilidade e comodidade.

Com a pandemia, o que era tendência se tornou a principal forma de comercialização, e muitos lojistas criaram uma presença online para manterem o negócio ativo.

Mesmo após certa normalização, as vendas online continuam crescendo, pois, as pessoas já experimentaram o prazer de comprar através de um clique.

Essa é uma moda que não vai passar, por isso, veja as vantagens, desvantagens e os impactos dessa prática.

Vantagens e desvantagens de um negócio online

DESVANTAGENS

Manter a reputação do negócio: as pessoas compram em sites que elas consideram de confiança, pois, desejam evitar golpes. Ninguém quer se sentir inseguro ou lesado na hora de fazer suas compras.

Para garantir um público fiel e conquistar mais compradores, é preciso manter uma excelente reputação, os compradores levam em conta a qualidade do produto, se o pedido chega corretamente e o tempo de entrega.

Uma estratégia para conquistar novos compradores, é manter uma avaliação do produto, onde consumidores que já o adquiriram, podem fazer sua avaliação. Quanto mais avaliações positivas, mais atrativo o produto se torna para outras pessoas. Os compradores costumam confiar na opinião de quem já adquiriu aquele produto ou serviço.

Logística e Transporte: é preciso ter uma logística organizada para garantir que não irá faltar produtos e não correr o risco de o comprador pagar por algo que não tem no estoque.

Outro grande vilão é o transporte. Geralmente, o envio é terceirizado, não dando ao lojista a possibilidade de controle, e quando o produto não chega em boas condições em seu destino, o comprador tende a culpar o lojista.

Por sorte, há empresas que vêm aperfeiçoando essa prática profissional, possibilitando uma entrega segura.

VANTAGENS

• Baixo custo no investimento inicial: com bom planejamento, organização e divulgação, você realiza suas vendas sem investir um valor altíssimo inicialmente.

Também não terá gastos com loja física, o que é uma grande vantagem.

• Custos operacionais reduzidos: não haverá despesas com estrutura física. Os produtos podem ser armazenados em sua própria residência, desde que corretamente. Também há redução no quadro de vendedores.

• Crescimento de ferramentas para facilitar as vendas online, como aplicativos, market places e programas de logística. O crescendo da automatização de processos de vendas online, para facilitar a vida do lojista, é contínuo.

Os impactos da venda online

Inicialmente, a venda online pode parecer desafiadora, porém, o lojista vai aprendendo a lidar com essa forma de negócio e passa a desfrutar das inúmeras vantagens que esse segmento oferece.

Para garantir sucesso, é preciso ter uma presença online significativa, e essa presença servirá de divulgação para a loja física também.

Negociar na internet é prático e eficiente, torna a marca conhecida e gera credibilidade. Aqui na Imagina Brasil, você terá acesso a um conteúdo de qualidade que te auxiliará em sua nova fase no empreendedorismo e esclarecerá qualquer dúvida que tenha sobre como iniciar suas vendas online.

O caminho para o sucesso está a distância de um clique.

Compartilhe: