Fundada há duas décadas, quando o mercado de comércio eletrônico praticamente ainda não existia, a empresa argentina Mercado Livre se tornou a empresa mais valiosa da América Latina no mês de agosto, durante a Pandemia do Coronavírus. Focada em oferecer tecnologia e soluções de comércio eletrônico para compra a venda, a empresa atingiu o valor de mercado de US$ 60,6 bilhões (doláres), superando os US$ 59,3 bilhões (doláres) da mineradora brasileira Vale, de acordo com a consultoria Economatica.
De acordo com levantamento da Cashback World, o Brasil apresentou um aumento nas compras online de 73% em março, e os marketplaces tiveram maior destaque nas vendas, representando um aumento de 242% das vendas nesta categoria. Mas toda essa movimentação ainda é um fenômeno novo e que está em ajuste. Muitas pessoas ainda não confiam nas compras online, ou até mesmo são vítimas de falsas promessas. Por isso, o comércio online está sentindo a pressão da alta demanda e necessidade cada vez maior de estruturação e tecnologia, principalmente, na logística e confiabilidade.
Ainda de acordo com dados, houve um aumento de 119% de novas Empresas Parcerias na categoria marketplace, na comparação entre fevereiro e março, no Brasil, o que demonstra uma maior procura das empresas para entrarem no comércio online e para oferecerem mais vantagens para os seus clientes, garantindo a sobrevivência do negócio.
Já os consumidores, tentam redefinir suas rotinas e hábitos, comprando de forma segura e inteligente, cada vez mais em busca de descontos e benefícios, como o cashback (dinheiro de volta).
Com capital aberto na bolsa americana Nasdaq, a empresa argentina foi uma das grandes vencedoras do segundo trimestre, com suas ações valorizando 101,8% entre abril e junho. Isso a deixa apenas atrás da Tesla, que saltou 106,1%, entre as 100 empresas que fazem parte do índice de tecnologia.