Mova-se, Brasil!

O futebol é a expressão do Brasil para o mundo; único pentacampeão mundial de clubes, berço de Pelé, Rei do século XX que viralizou e revolucionou a mídia, explodindo com títulos e feitos em campo numa época sem internet.

Essa parte da história a maioria já sabe! Mas você sabia que foi no Brasil que surgiram diversas modalidades esportivas que tornaram-se sucesso pelo mundo, COMO A PETECA?

tradicional peteca

Na Alemanha, por exemplo, existe federação de “peteca”, que é um artefato brasileiro criado por indígenas que habitavam em Minas Gerais, e mesmo antes da dos portugueses chegarem, já jogavam como recreação. Registros contam que, em 1920, na Olimpíada da Antuérpia, a peteca apareceu pela primeira vez entre atletas brasileiros no intervalo das competições. O objeto despertou curiosidades e o chefe da Delegação do Brasil ficou todo embaraçado para explicar aos estrangeiros sobre o jogo.

Mas foi em Copacabana, no Rio, em 1936, que um professor alemão de esporte viu a atividade e levou para a europa. Em 2001, foi realizado na Estônia, enfim, lá entre a Rússia e a Finlândia –  terra do papai noel, o primeiro campeonato Mundial de Peteca. Não é incrível essa expansão dos índios? Por outro lado, o Brasil ainda precisa evoluir muito na formação de atletas e no investimento do esporte e base, com exceção do à parte milionário futebol.

O esporte é essencial na vida de qualquer pessoa, inspira, cria disciplina, estabelece limites, proporciona superação e realização, além de melhorar significativamente a vida de quem pratica!

Portando, o esporte será sempre uma das bandeiras do Imagina Brasil, pois nós imaginamos e queremos construir um país que fortaleça o esporte profissional e amador, que dê condições de trabalho e práticas com segurança.

E, por que não, continuar criando modalidades diferentes como a peteca?

Curiosidade: Apesar das tradicionais petecas de pena, como os índios faziam bem antes da chegada dos portugueses, ainda ser comercializada com muita força, modelos evoluíram e foram adaptadas para a prática do esporte com raquetes, como na foto acima à direita.

Compartilhe: