O crescimento do Brasil a partir do e-commerce

Novos recursos tecnológicos, facilidade de navegação, mais conhecimento e menos desconfiança dos usuários, mais rapidez, uma vasta opção de escolhas de produtos e serviços, diferentes formas de pagamentos, cupons de descontos, cashbacks, comodidade, praticidade e outras inovações, como a personalização de produtos no ambiente online, por exemplo. Essas são as principais características de uma grande tendência mundial, o e-commerce.

A comercialização de produtos e serviços pela internet é uma das atividades que mais está crescendo no Brasil e em todos os países. Nesse contexto, os índices vêm apresentando uma alta consecutiva e as expectativas são de resultados cada vez mais promissores nos mais diferentes segmentos.

Visto isso, há uma grande quantidade de dados de instituições de pesquisas que comprovam este resultado em comum. Para se ter uma ideia, o Brasil está na lista dos 10 países que apresentaram maior crescimento do e-commerce, ocupando o sétimo lugar, de acordo com a pesquisa eMarketer.

Além do aumento do processo de compra e venda online, esta pesquisa aponta também um tremendo salto do surgimento de novas lojas e estabelecimentos eletrônicos. Trata-se de uma dinâmica que movimenta a economia e contribui de modo significativo para o crescimento do país.

Só no primeiro semestre do ano passado, as vendas online no Brasil cresceram em 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa R$ 53,4 bilhões, como mostra a 44ª edição do relatório de comércio eletrônico, denominado Webshoppers, que é formulado pela Ebit, uma plataforma de pesquisa de opinião de consumidores do Brasil.

Cenário pandêmico impulsionou o e-commerce e a sua consolidação

Mesmo antes do início da pandemia do Covid-19, o e-commerce já vinha apresentando uma alta significativa. No entanto, diante das restrições inevitáveis impostas para conter o vírus, a prática mostrou um crescimento acelerado nos anos 2020 e 2021.

Este panorama imprevisível em que a sociedade passou a vivenciar, junto ao constante desenvolvimento tecnológico, acarretou uma série de mudanças dos hábitos do consumidor, que precisou permanecer mais em casa, seja nos momentos de laser ou de trabalho.

Especificamente no Brasil, conforme a pesquisa realizada pela empresa Kantar, denominada Barômetro Covid-19, houve um aumento de 30% de compras online neste período pandêmico.

Foi o país da América Latina que mais apresentou alta nesse quesito.

Tendências prósperas para o marketing digital

Considerando que a sociedade está sempre em transformação, assim como os modos de consumo, a previsão é que ao logo deste ano quase a metade da população brasileira, 49%, faça suas compras de maneira online. É o que mostra a “Tendências do e-commerce para 2022″.

Sendo assim, diante desse mundo em transformação, repleto de desafios e oportunidades, o e- commerce se tornou, inclusive, uma das alternativas mais assertivas para a continuidade de funcionamento de muitas empresas.

Estas, por sua vez, estão cada vez mais investindo nessa busca de um ambiente de compra online e aderindo a esta forma de se relacionar com os clientes e manter a lucratividade, o que traz ainda mais vantagens ao consumidor, que terá cada vez mais opções de escolha e preços.

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