O DIA DO HINO

Um dos maiores motivos de orgulho do brasileiro é, com certeza, o nosso hino. Quem não se lembra da abertura daquela partida de futebol entre Brasil e México, pela Copa das Confederações em 2013? Durante a execução do Hino Nacional, a torcida reunida no Arena Castelão, em Fortaleza, seguiu cantando até o fim, a plenos pulmões, mesmo depois que o sistema de som parou de executá-lo. Foi realmente muito emocionante!

Mas o que poucos sabem é que, além de lindo e empolgante, o Hino Nacional Brasileiro é cheio de curiosidades. E nós decidimos separar 10 dessas curiosidades para você. Está preparado? Então, aqui estão elas!

1- Em 7 de abril de 1831, Dom Pedro anunciou que estava deixando o trono do Brasil para seu filho, e que voltaria para Portugal. Então o músico Francisco Manuel da Silva aproveitou a festa de despedida, que aconteceu no dia 13 de abril, para mostrar sua composição, feita a partir de uma letra escrita pelo desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva. Esse foi o ponto de partida para o que, mais tarde, seria nosso Hino Nacional. Mas nessa ocasião, a música recebeu o nome de “Hino 7 de Abril”.

2- Os portugueses consideraram a letra muito ofensiva, e foi rejeitada. Mas 6 anos depois, a música começou a ser tocada em todas as solenidades públicas. Sem a letra, claro.

3- Em 1841, o hino recebeu novos versos de um autor desconhecido, para comemorar a coroação de Dom Pedro II. A música, decretada pelo imperador como Hino do Império, passou a ser tocada sempre que ele se apresentasse em público, em solenidades militares e civis.

4- Em 1889, quando a República foi proclamada, houve um concurso para que fosse escolhido um novo hino.

5- O primeiro escolhido foi o famoso poema de Medeiros e Albuquerque, que inicia-se com “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós.” Mas ao ser consultado, o presidente afirmou: “Prefiro o velho”.

6- A música de Francisco Manuel da Silva foi mantida como hino oficial, mesmo que ainda sem letra.

7- Em 1909, enfim, apareceu o poema de Joaquim Osório Duque Estrada, que ainda passou por 11 modificações depois de 7 anos. Só em 6 de setembro de 1922, finalmente o Presidente Epitácio Pessoa declarou a letra como oficial.

8- Pela composição, Duque Estrada ganhou 5 contos de réis. Dinheiro suficiente para comprar metade de um carro.

9- Como Francisco Manuel já havia morrido em 1865, o maestro cearense Alberto Nepomuceno foi convidado para fazer algumas modificações na música.

10- Pasme: nosso hino levou 91 anos para ficar pronto. Mas tudo bem, valeu super a pena, né? E então, a cada 9 de Abril nós celebramos o Dia do Hino Nacional Brasileiro que, cá entre nós, é lindo demais, né?

Compartilhe: